THE BLOG THAT WAS HERE HAS MOVED, YOU'LL BE REDIRECT IN 10 SECONDs, IF YOU'RE NOT REDIRECT CLICK HERE, PLEASE UPDATE YOUR BOOKMARKS.

O BLOGUE MUDOU-SE, VAI SER REDIRECCIONADO(A) EM 10 SEGUNDOS, SE NÃO FOR REDIRECCIONADO CLIQUE AQUI E ACTUALIZE OS SEUS FAVORITOS.

Artigos recentes

11 março 2007

Depois da Wikipédia eis a .....

postado por: Ricardo Santos

Vidipedia é a primeira enciclopédia vídeo online gratuita, editada pelos utilizadores.
Á semelhança dos produtos 'Wiki', este projecto independente pode vir a transformar-se em mais uma ferramenta para divulgação da informação e do conhecimento num formato tão em voga nos últimos tempos.

Se actualmente os sites como o YouTube e o Google Video mantêm a liderança com o seu infindável repositório de vídeos online, não é menos verdade que a Vidipedia pode ser um sinal de que o futuro deste meio poderá residir na personalização e categorização do conteúdo, facilitando assim as pesquisas no extenso universo digital.

Além de ser um repositório livre de informação - supervisionada por editores/utilizadores responsáveis -, a Vidipedia acrescenta precisamente a mais-valia da personalização do conteúdo, sendo possível criar uma verdadeira biblioteca digital organizada por áreas de interesse. Os utilizadores são ainda convidados a editar as páginas ou criar novas entradas.
A estrutura é semelhante à dos restantes produtos 'Wiki' e está organizada por temas. Na página inicial o utilizador tem acesso a uma lista com os últimos vídeos submetidos e os mais populares. Aleatoriamente aparece o vídeo do dia. Tal como acontece com o YouTube, é possível copiar o código de cada vídeo para publicar em qualquer página ou blog.

O conteúdo disponível não é ainda muito extenso, mas dada a actual popularidade do vídeo na internet não será de espantar o sucesso da primeira enciclopédia online, que usa este recurso como complemento e fonte de informação.

Fonte: aeiou.pt


Na Aldeia mais digital de Portugal - Beijós

Comments 0 comments

Categorias

Subscribe feeds rss Comentários recentes

Subscribe feeds rss Artigos recentes