THE BLOG THAT WAS HERE HAS MOVED, YOU'LL BE REDIRECT IN 10 SECONDs, IF YOU'RE NOT REDIRECT CLICK HERE, PLEASE UPDATE YOUR BOOKMARKS.

O BLOGUE MUDOU-SE, VAI SER REDIRECCIONADO(A) EM 10 SEGUNDOS, SE NÃO FOR REDIRECCIONADO CLIQUE AQUI E ACTUALIZE OS SEUS FAVORITOS.

Artigos recentes

12 dezembro 2006

A guerra das consolas de vídeojogos

postado por: Ricardo Santos

A consola Xbox360, da Microsoft, a PS2 e a PSP da Sony, a Wii e a DS, da Nintendo, disputam este Natal um mercado que deixou de ser exclusivamente masculino. O período natalício - que para as marcas vai de Novembro a Dezembro - absorve a principal fatia da facturação anual das empresas de videojogos, que no caso da Nintendo alcança 70%.
A Wii, que a Nintendo estreou nos Estados Unidos a 19 de Novembro, vendeu 600 mil unidades na primeira semana. A Toys’r’us do Norte Shopping e a FNAC do Colombo abriram à meia-noite no passado dia 8 para o lançamento da Wii em Portugal. Ana Margarida Gonçalves, gestora de produto da Nintendo, indica que as 5 mil unidades postas à venda há quatro dias foram quase todas vendidas. Esta semana a empresa vai repor mais 5 mil consolas, que espera que sejam comercializadas ainda em Dezembro. O outro modelo da marca, a Nintendo GS, vendeu, nos primeiros 20 meses, cerca de 50 mil unidades. O pico de vendas ocorreu em Junho, refere Ana Margarida Golçalves, quando a empresa lançou a Nintendo DS Light, de estética e peso “mais leve”. A Nintendo espera ainda comercializar 30 mil unidades na época do Natal.

A novidade estratégica das empresas de videojogos passa pelo investimento no mercado feminino. 44% das utilizadoras europeias da consola DS são mulheres, segundo um estudo realizado em Maio pela marca. Os lançamentos da DS Pink, pela Nintendo, e da PSP Pink, pela Sony, ambos em Outubro deste ano, confirmam essa tendência.

“A Playstation atinge hoje em dia um público-alvo muito alargado em todas as suas vertentes”, comenta Pedro de Almeida. O aparecimento de novas funcionalidades e os jogos sociais também contribuíram para o “alargamento do target”, refere o ‘country manager’ da Sony Computer Entertaiment.

Para além da PlayStation2 (PS2), a Sony oferece este Natal a Playstation Portable (PSP), lançada em Setembro de 2005. A Sony espera que a PSP chegue no final deste ano às 200 mil unidades de base instalada em Portugal, desde que foi lançada em Setembro do ano passado. O período de Natal representa cerca de 40% das vendas anuais da Sony.

A Microsoft, que lançou há um ano a Xbox 360, prevê fechar o Natal com mais de 10 milhões vendidas em todo o mundo. A época de Natal ainda representa 30 a 40% do total de vendas.
Fonte: Catarina Pereira - Diário Económico

Comments 0 comments

Categorias

Subscribe feeds rss Comentários recentes

Subscribe feeds rss Artigos recentes