THE BLOG THAT WAS HERE HAS MOVED, YOU'LL BE REDIRECT IN 10 SECONDs, IF YOU'RE NOT REDIRECT CLICK HERE, PLEASE UPDATE YOUR BOOKMARKS.

O BLOGUE MUDOU-SE, VAI SER REDIRECCIONADO(A) EM 10 SEGUNDOS, SE NÃO FOR REDIRECCIONADO CLIQUE AQUI E ACTUALIZE OS SEUS FAVORITOS.

Artigos recentes

01 dezembro 2006

"Farol" gigante descoberto no espaço por astrónomos

postado por: Ricardo Santos

Astrónomos europeus descobriram um feixe modulado de muito alta energia vindo do Espaço, que varre a Terra com a regularidade de um farol, com uma intensidade 100 mil vezes superior ao mais potente até agora observado,provém de uma estrela massiva vinte vezes maior que o Sol

Trata-se de uma radiação gama emitida por um sistema binário, chamado LS 5039, formado por uma estrela massiva, vinte vezes maior do que o Sol, e por um companheiro muito compacto que poderá ser um buraco negro ou uma estrela de neutrões.
Já se conhece desde os anos 60 a existência de sinais modulados provenientes dos confins do universo, inicialmente atribuídos a tentativas de comunicação da parte de hipotéticos extraterrestres.
Sabe-se que esses sinais são geralmente emitidos por "pulsars", estrelas minúsculas que giram muito rapidamente sobre si próprias, ejectando fluxos de partículas electromagnéticas pelos pólos.

Como a estrela gira sobre si própria, esse feixe de energia varre o espaço como o feixe de um farol, pelo que pode ser captado na Terra com uma frequência regular.
A modulação do sinal das "pulsars" está compreendida entre alguns segundos e alguns milissegundos. Em contraste, a do sinal emitido pelo LS 5039 é de 3,9 dias. A energia libertada é também invulgar e os cientistas estão ainda na fase das hipóteses para explicar a sua origem.
Esta descoberta, relatada no último número da revista ‘Astronomy and Astrophysics’, foi possível graças ao Observatório HESS, composto por quatro telescópios.

Fruto de uma iniciativa franco-alemã, este grande instrumento de observação astronómica instalado na Namíbia conferiu à Europa um nítido avanço em relação aos Estados Unidos da América em matéria de astrofísica de altas energias.

Comments 1 comments
Holograma disse...

Excelente!Obrigada pela partilha Ricardo

Categorias

Subscribe feeds rss Comentários recentes

Subscribe feeds rss Artigos recentes